Dr Hertz Cardoso

Cardiologista e Ecocacardiografista

Dor no peito, o que você precisa saber?

Os pacientes que chegam ao consultório com dor torácica são um desafio diagnóstico, dada a ampla gama de etiologias possíveis, incluindo uma condição potencialmente fatal.

Introdução

A dor torácica é um desafio diagnóstico, devido a grande variedade de doenças possíveis, incluindo condições possivelmente fatais. Problemas cardíacos e pulmonares graves são geralmente o foco da avaliação inicial para dor torácica, embora as condições que afetam as estruturas musculoesqueléticas da parede torácica estejam entre as causas mais comuns.

O que causa dor torácica?

As causas da dor no peito variam de condições com risco de vida para aquelas que são relativamente benignas.

Algumas causas:

• Infarto agudo do miocárdio– Apresenta sintomas de angina (dor típica do infarto) em repouso. Mulheres, pessoas com diabetes e adultos mais idosos podem não ter dor torácica típica, mas apresentam sintomas de falta de ar, fraqueza, náuseas e vômitos, palpitações ou perda da consciência.
  • Embolia pulmonar– Os sintomas mais comuns são falta de ar seguida de dor no toráx, tosse e sintomas de trombose venosa profunda.
  • Dissecção da aorta– Condição rara, mas pode ser uma emergência cirúrgica. Os pacientes geralmente apresentam dor torácica e nas costas súbita e de forte intensidade. A dor pode irradiar em qualquer parte do tórax ou no abdome.
  • Insuficiência cardíaca – Na insuficiência cardíaca aguda descompensada pode ter desconforto torácico, geralmente, acompanhado de falta de ar progressiva, tosse, fadiga e inchaço periférico.
  • Miocardite – A miocardite aguda refere-se à inflamação do músculo cardíaco, devido a doenças infecciosas e não infecciosas.
  • Pneumonia – Podem ter dor torácica. Eles também têm febre e tosse produtiva.
  • Asma e DPOC – As exacerbações de asma e DPOC são frequentemente associadas a aperto no peito junto com a falta de ar.
  • Outras causas: úlcera péptica, dor no esôfago (tubo que liga a garganta ao estômago), doenças reumáticas, trauma, costocondrite (inflamação das cartilagens que ligam as costelas ao osso esterno) e transtorno de pânico .

Figura 1.: obstrução de uma artéria coronária por uma placa aterosclerótica (placa de gordura), que caracteriza um infarto agudo do miocárdio.

Como é a manifestação da angina (dor típica do infarto)?

Características da angina:

• Localização: comumente no tórax, próximo ao esterno. Contudo, pode irradiar do epigástrio (região do estômago) até à mandíbula, região interescapular  (região no meio das costas entre as escápulas) e braços (mais comum para o braço esquerdo, menos comum para ambos ou para o braço direito).
  • Tipo: o desconforto geralmente é descrito como pressão, aperto ou peso. Às vezes, como uma sensação de estrangulamento, compressão ou queimação. Pode ser acompanhado por falta de ar, sudorese, náuseas ou síncope (desmaio).
  • Duração: episódios com duração maior ou igual a 10min sugerem infarto agudo do miocárdio. Porém, duração contínua prolongada (horas ou dias) ou efêmera (poucos segundos) tem menor probabilidade de infarto agudo.
  • Fatores de intensificação ou alívio: uma importante característica da angina é a sua relação com o esforço físico. Os sintomas classicamente aparecem ou se intensificam ao esforço. O desconforto por infarto agudo do miocárdio não costuma se modificar com relação à respiração ou posição.

Conclusão

Assim, considerando a quantidade diversa de doenças que podem ser responsáveis pela dor e as várias formas de manifestação, é importante procurar o médico assitente para maiores esclarecimentos. Sendo que em alguns casos, é importante a solicitação de determinados exames para maior precisão na definição da causa.